Recentemente, em entrevista a uma rádio conquistense, o Vereador Chico Estrela (Agir) afirmou que a Prefeitura Municipal tem dificuldade para fechar a folha de pagamento. Sua fala gerou recupercusão, principalmente pela fato do mesmo apoiar, na Câmara Municipal, a prefeita Sheila Lemos (UB) na solicitação do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), no valor de R$ 160 milhões. Em entrevista ao Blog do Sena, o edil justificou que não há contradição no seu posicionamento, defendeu a administração da prefeita e apontou que os problemas atuais, entre eles o endividamento do município e situação do transporte público, foram herdados da gestão do prefeito Herzem Gusmão.
Chico Estrela reforçou que é contra empréstimos para órgãos públicos, mas justificou afirmando que “hoje nós vivemos hoje, um modelo de fazer política que necessita de emendas parlamentares” para ter recursos para obras e ações e, em sua opinão, falta representatividade parlamentar para o município. “Se você somar o valor que Vitória da Conquista recebeu em emendas durante a gestão de Sheila, que foram emendas de véspera de eleição, não vai dar o valor de uma única emenda de um deputado federal eleito por nossa cidade”, pontuou. “A cobrança é grande, a população quer rua asfaltada, ela quer rede de água, rede de esgoto, pavimentação. Como a prefeitura vai fazer isso, não tem emenda parlamentar?”, completou. Logo, a solução atual para investimento em Conquista seria a aquisição de empréstimos. O edil ainda lança o desafio aos deputados federais eleitos com votação em Conquista. “Se eles colocarem emenda de R$ 160 milhões, eu voto contra o empréstimo”, disparou.
Embora a arrecadação municipal de impostos esteja aumentando, o que poderia contribuir na questão de recursos próprios no municípios, várias despesas foram também criadas como os valores exorbitantes que prefeitura tem pago para manter o transporte público e o pagamento dos empréstimo. No entanto, para Chico Estrela, não há má gestão atual: “Há má gestão de governos anteriores. A prefeita Sheila é uma grande administradora e encontra essas dificuldades por ter recebido uma prefeitura endividada. Ela recebeu isso de herança”.
O último pedido de empréstimo da prefeita, o FINISA III, é um assunto de grande destaque e potencialmente controverso, sobretudo pela recorrência da medida. O contexto se torna mais complexo devido aos dois empréstimos anteriores obtidos pelo município através do programa FINISA, durante a gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão. Essa situação pode gerar questionamentos adicionais, especialmente relacionados ao limite de endividamento municipal.”O prefeito Herzem foi desonesto? Não. Mas fez uma má administração do recurso e teve que fazer empréstimos”, opinou.
A prefeita Sheila tem enfrentado desgastes também em sua relação com o Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP). Segundo o sindicato, a proposta de reajuste salarial visa abolir o Plano de Carreira, pois com o aumento de 14,95%,o interstício será reduzido de 8,98% para 0%. O Sindicato também ressalta que somente os professores que estão nos estágios iniciais de suas carreiras, ou seja, com menos de 4 anos de serviço, serão elegíveis para receber o Piso salarial. Mesmo diante disso, o vereador segue fazendo a defesa da atual gestão.”Eu sou completamente a favor das reivindicações dos professores mas o que precisamos entender é que esses interstício, reajustes, vem ao longo de muito tempo. Essa carga não pode ser jogada em cima apenas das costas da prefeita Sheila”, defendeu. “Sheila foi a prefeita que mais deu reajuste aos servidores em Conquista”, reforçou.
Questionado sobre seu posicionamento em bloco político, oposição ou situação, Chico Estrela frisou que é independente. “Eu sou vereador, fui eleito para fiscalizar. Não posso dizer que sou do lado da prefeita ou contra a prefeita. Se a prefeita acertar, eu vou elogiar; se ela errar, eu vou criticar. Eu tenho essa independência”, disse.