Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Centro de Economia Solidária do Sudoeste será reinaugurado

Random image

Empreendimentos da economia popular e solidária do território Sudoeste e Itapetinga vão ganhar um reforço com a reinauguração do Centro Público de Economia Solidária (CESOL), em Vitória da Conquista. O evento acontece no próximo dia seis de setembro, às 16h, na Rua Santos Dumont, 131, no bairro São Vicente. No mesmo dia será reaberto o Espaço Solidário para comercialização de produtos da economia solidária. Estão confirmadas as presenças do Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson de Magalhães, o superintendente de Economia Solidária da Setre, Milton Barbosa, e os deputados Fabrício Falcão e Daniel Almeida.

Para Andreson Ribeiro, Coordenador do Cesol Sudoeste, “o processo de cooperar e de fortalecer a economia solidária como alternativa inteligente, no atual cenário econômico, para a geração de trabalho e renda acaba por se configurar um fator primordial de inclusão social”. O Coordenador ressalta, ainda, que “O Governador Rui Costa, por meio da Setre, acerta em manter vivo na Bahia os ideais de renda e dignidade para uma parcela da população que realmente necessita”. Da mesma forma, “o Deputado Estadual Fabrício Falcão e o Deputado Federal Daniel Almeida que defendem o suporte à economia solidária no estado voltados para o comércio justo e o consumo consciente”, finaliza Andreson.    

O CESOL, ação do governo estadual, prestará serviços de assessoria para esse tipo de empreendimento nos 24 municípios do território do Sudoeste e Itapetinga. Entre os serviços estão ações como a elaboração de rótulos para produtos, assessoria para comunicação e divulgação, regulamentação sanitária e organização do espaço produtivo, além de elaboração de projetos, auxílio jurídico e apoio para legalização dos empreendimentos, entre outros. E com a abertura do Espaço Solidário de comercialização dos produtos, as diversas associações que são assistidas pelo Cesol Sudoeste disponibilizarão produtos de alta qualidade, dentro da proposta de sustentabilidade e preço justo, como: artesanatos de fibra, bonecas de pano, cachaças especiais, cervejas artesanais, doce de leite caseiros, compotas de frutas da região, mel orgânico, biscoitos de polvilho salgado, biscoitos de goma dentre outros tantos alimentos e produtos artesanais que merecem o nosso prestígio.  

A gestão operacional do centro é feita pela Casa da Cidadania, organização social selecionada em edital público para implantar CESOL. O equipamento integra as ações do programa Vida Melhor do Governo da Bahia, executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Economia Solidária.

Confira os municípios beneficiados pelo CESOL Sudoeste Baiano: Vitória da Conquista, Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Mirante, Mortugaba, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tremedal e Itapetinga.

Ascom Cesol Sudoeste


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também