Prestes a completar um ano de funcionamento com atendimento 24h por dia, o Centro de Atenção Municipal Covid-19 passará a funcionar em horário reduzido, de acordo com as apurações do Blog do Sena.
Em atividade desde 27 de abril de 2020, o equipamento passou a funcionar durante 24h por dia em 24 de julho com o objetivo de atender aos pacientes notificados com suspeita ou confirmação, que necessitem de assistência médica.
Para funcionar 24h por dia, a prefeitura realizou a contratação de mais profissionais para atuar em horários escalados no Centro de Atenção, por meio de Edital de Chamamento Público de Caráter Emergencial, que anteriormente contava com uma equipe formada por 18 médicos, nove enfermeiros, 10 técnicos em enfermagem, 10 servidores para higienização, quatro agentes de portaria, quatro auxiliares administrativos e 10 condutores.
De acordo com as informações que chegaram até a redação do Blog do Sena na quinta-feira (1), o Centro irá funcionar apenas durante o dia. Com a redução do horário de funcionamento, houve um corte de funcionários e alguns profissionais foram demitidos.
A produção do Blog do Sena entrou em contato com a o Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), para saber o motivo da redução do horário de funcionamento do Centro Covid-19, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na noite da quinta-feira (1), a cidade possui 383 casos ativos de Covid-19 e 546 óbitos foram registrados em decorrência das complicações da doença.
A taxa geral de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), é de 77,1%, sendo 31,4 % ocupados por munícipes de Vitória da Conquista e 45,7% de pacientes de outros municípios. Já a taxa de ocupação dos leitos clínicos é 43,6%, sendo 20,5% ocupados por moradores de Vitória da Conquista e 23,1% de outros municípios.