Nesse período de calor intenso e chuva, o cuidado com a transmissão de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti tem que ser redobrado. Isso porque o metabolismo do mosquito fica mais acelerado, diminuindo o tempo necessário para a reprodução do inseto.
O Aedes aegypti é conhecido por ser o transmissor de doenças como dengue, zika e chinkungunya. O mosquito se prolifera em regiões tropicais e subtropicais, por precisar de altas temperaturas para se reproduzir.
Mesmo com campanhas que indicam formas de evitar o mosquito como não deixar água parada, colocar areia no vasos de planta e cobrir tanques e tonéis, além de visitar regulares de agentes de endemias nas residências, os casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya aumentaram de forma alarmante em Vitória da Conquista em 2019.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, divulgados em uma matéria da TV UESB, foram notificados 491 casos de dengue, sendo que 173 foram confirmados. Sete casos de chikungunya dois de zika de foram confirmados, uma aumento considerável, uma vez que não foram registrados casos confirmados das doenças em 2018.
Confira a reportagem: