Um carro da Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista foi flagrado em uso fora do expediente, nesse sabádo (22). O veículo estava no último dia do Arraiá da Conquista e estacionado de forma irregular na calçada do Centro Cultural Glauber Rocha.
O carro que possui a frase “Uso Exclusivo em Serviço”, estava estacionado na calçada, próximo as grades do espaço. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa prática é considerada uma infração de trânsito. Ou seja, é proibido estacionar na calçada, uma vez que essas áreas são exclusivas para o fluxo de pedestres. Entende-se que parar um veículo nesse local pode complicar a circulação de pessoas e causar acidentes.
A Câmara Municipal de Vereadores dispõe de 23 carros destinado para uso dos vereadores em exercício. No entanto, os carros vem sendo usados de maneira irregular e não apenas para fins legislativos, mas também para fins privados. O uso de veículos públicos para fins privados é proibido.
Mesmo com identificação, como brasão da Câmara de Vereadores, informando que o carro pertence ao legislativo conquistense, o condutor utilizou o veículo e não se absteve de praticar a irregularidade.
A nossa reportagem não identificou o condutor do veículo e nem o motivo dele ter estacionado em cima da calçada, mesmo sendo uma irregularidade. Não sabemos, se neste caso, o Simtrans agiu realizando a fiscalização e aplicando as penalidades cabíveis.
O fato é que a situação chamou atenção das pessoas que passaram pelo local e levantou a pergunta. Se fosse um cidadão comum, o carro continuaria no local?