A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista vai votar na sessão desta quarta-feira (09), o pedido de impeachment contra o prefeito Herzem Gusmão (MDB).
O pedido foi protocolado na última sexta-feira (04), pelo vereador David Salomão (PRTB). A justificativa apresentada pelo vereador foi a de que Herzem causou prejuízos milionários aos cofres municipais com a contratação, por dispensa de licitação, de empresas para operar emergencialmente o transporte coletivo urbano do município.
Em entrevista ao Blog do Sena, o presidente da Câmara, Luciano Gomes, afirmou que são necessários 14 votos favoráveis para que o pedido seja aceito. Caso ocorra a aceitação, será instalada uma Comissão Processante e o prefeito será chamado para apresentar sua defesa. Da mesma forma, Salomão será chamado para apresentar as provas da acusação.
Um fato inusitado é que a votação ocorre no mesmo dia em que a está marcada a convenção do MDB, partido de Herzem, durante a qual o nome do gestor será oficializado para concorrer à reeleição.