No último domingo (12), o vereador de Vitória da Conquista, Cícero Custódio (PT) confirmou ao público que foi contaminado pelo Novo Coronavírus. Logo após a informação, a Câmara Municipal providenciou a testagem rápida de funcionários e assessores que tiveram contato direto e indireto com o parlamentar. Todos os testes realizados nesta segunda-feira (13) deram negativo.
Em nota, a Câmara se solidarizou com o vereador Cícero e ressaltou o desejo para que ele se recupere o mais rápido possível e sem complicações. Segundo informações iniciais, Cícero está assintomático, mas segue cumprindo o isolamento social recomendado.
A Câmara ressaltou também que as medidas previstas na portaria nº 20/2020 estão sendo cumpridas rigorosamente. A portaria renova a suspensão parcial e temporária das atividades legislativas até o dia 31 de julho, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19. Neste período, eventuais sessões extraordinárias ou outros eventos serão realizados em formato virtual, por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), instituído por meio da Resolução nº 072/2020, e transmitidos on-line pelos canais oficiais da Casa.
A portaria mantém ainda a decisão de que os servidores e assessores parlamentares trabalhem em regime de home office, ressalvados àqueles que, a critério da administração e por necessidade do serviço, sejam escalados para cumprirem jornada especial na sede da própria Câmara. Os funcionários que, eventualmente, precisem ingressar nas dependências da entidade, deverão utilizar máscaras e higienizar as mãos com frequência, inclusive na recepção, onde está sendo disponibilizado álcool em gel.