A contratação de empresas e consultorias feitas sem licitação por parte do prefeito Herzem Gusmão só provocou duras críticas de diversos vereadores, especialmente da bancada de oposição. A contratação de diversas empresas e consultorias pela Prefeitura de Vitória da Conquista foi feita por dispensa de licitação ou por inexigibilidade.
Uma das mais recentes e polêmicas foi o aluguel dos ônibus da Viação Rosa para operar no transporte coletivo da cidade, também feita sem licitação. Em uma das sessões da Câmara na semana passada, o vereador Coriolano Moraes (PT) criticou a decisão do prefeito e assegurou que ele iria ter de prestas esclarecimentos sobre a contratação da empresa.
No dia 19 deste mês, o Plenário da Câmara um requerimento de forma regimental solicitando que o prefeito fosse ouvido na Casa para prestar esclarecimentos acerca de Empresas de Consultoria, Cooperativas, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e ONG que tenham sido contratadas pelo município desde 1 de janeiro de 2017 até a data de apresentação do requerimento.
Os esclarecimentos requeridos são sobre a finalidade, os valores pagos e os relatórios de produção das organizações contratadas. O requerimento deve entrar na pauta da Câmara nesta quarta-feira (28).