Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Câmara de Vereadores se manifesta sobre fechamento da Defensoria Pública

No Brasil, 45 unidades da Defensoria Pública da União (DPU) podem encerrar suas atividades, isso porque ela foi criada em 1995 em caráter emergencial e provisórios, dependendo de servidores públicos federais requisitados para trabalhar. O prazo de devolução desses servidores, que representam 63% da força de trabalho da instituição, é dia 27 de julho deste ano.

Agora, para não fechar as portas, a instituição depende da edição de uma Medida Provisório feita pelo presidente Jair Bolsonaro, estendendo o prazo para permanência desses servidores. Na Bahia, 3 unidades da DPU correm o risco de serem fechadas, Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista, que atende cerca de 35 municípios da região Sudoeste. Caso o fechamento seja consumado, a população desses municípios terá como opção apenas a sede do órgão, localizada em Salvador.

A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista se posicionou contra o fechamento da DPU no município dada sua importância tanto para a cidade quanto para toda a região Sudoeste. O presidente da Câmara, o vereador Luciano Gomes, afirmou que o encerramento das atividades da unidade dificultará o acesso da população à Justiça Federal, especialmente as pessoas de baixa renda.

“Nós estamos tomando todas as providências ao nosso alcance para evitar o fechamento dessa unidade. Acionaremos os deputados que representam Conquista e o governador para que intercedam em nosso favor. É esperada a presença do presidente Bolsonaro aqui, para a inauguração do aeroporto. Vamos aproveitar a ocasião e cobrar uma posição. Fechar a DPU é inadmissível, pois seria uma grande perda para a população. Não podemos deixar acontecer”, declarou Luciano.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também