Em uma ação conjunta da Guarda Municipal e das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e Infraestrutura Urbana (Seinfra), uma cadela e seis filhotes foram resgatados de uma galeria de drenagem na Avenida Braulino Santos, no bairro Candeias, nesta terça-feira (15). A ação de resgate durou mais de cinco horas.
Os moradores acionaram o Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), grupamento da Guarda Municipal que atua no apoio aos demais agentes que trabalham com a proteção do meio ambiente no município e no resgate de animais silvestres. Pela dificuldade, foi necessário o auxílio da Semma e da Seinfra. Durante o resgate, começou a chover bastante e a água já escoava pelo bueiro onde estavam os animais. Com a ajuda de um trator, a tampa da manilha foi removida e os animais foram resgatados.
Após o resgate, a cadela e os filhotes foram entregues aos cuidados da Semma. A secretária do Meio Ambienta, Ana Cláudia Passos, que esteve no local para acompanhar o salvamento, informa que os animais já foram avaliados pela equipe veterinária, foi feito exames de sangue na mãe e todos estão aquecidos e alimentados. “Foi um resgate muito difícil e emocionante, mas ao final deu tudo certo e os animais estão a salvo”, disse a secretária.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, a maior dificuldade de resgate foi chegar ao local que a cadela escolheu para ter os filhotes, uma galeria de difícil acesso e com a ameaça de chuva. “Foi uma verdadeira corrida contra o tempo, um desafio para a nossa equipe e para as demais secretarias que estavam presentes nesta ação. A chuva chegou, o risco da enxurrada carregar a mãe e os filhotes era muito grande, mas tivemos êxito no resgate”, relatou.
Caso algum cidadão depare com um animal que necessite de resgate poderá entrar em contato com o grupo e uma equipe será deslocada para fazer a captura. Os telefones para contato são: 153 ou (77) 9 8856-4638 (WhatsApp).