O Busto do ex-prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, foi inaugurado neste domingo, 02, na Estação de Transbordo que leva seu nome.
O dia foi escolhido porque nesta data Herzem completaria 76 anos. Ele morreu em 18 de março de 2021, aos 73, por complicações da Covid-19.
A cerimônia teve a participação da banda de música da Guarda Municipal, que executou um repertório diversificado, incluindo o Hino a Vitória da Conquista.
A inauguração também cobrou com a presença de familiares do ex-gestor, como a viúva de Herzem, Luci Freire Gusmão, e o filho, Danilo Gusmão.
O Busto foi desenhado pelo artista Vando Oliveira. Ele usou argila como material primário e, em seguida, recorreu a um tipo de borracha de silicone.
Em sua discusso, a Prefeita Sheila Lemos, que assumiu a gestão do município após a morte de Herzem, destacou o papel do ex-prefeito na luta por Vitória da Conquista.
“Antes de Herzem entrar para a política, para a vida pública, era um defensor desse terminal e falava sempre que era uma vergonha o que aqui acontecia. E a luta de Herzem para transformar Vitória da Conquista veio de muito antes da vida pública. Era desde o momento que ele estava com o microfone na mão, gritando e clamando por uma cidade melhor”, disse.
A cerimônia também contou com a presença de vereadores, a exemplo de Luis Carlos Dudé , Lúcia Rocha e Herminio Oliveira, secretários e apoiadores de Herzem.