No início do mês passado, o artista plástico Allan de Kard começou a retirar todas as obras de sua autoria que foram colocadas na Avenida Olívia Flores, em Vitória da Conquista, em 2015.
Em parte, a retirada foi provocada pela revolta da população com o monumento apelidado de “Covidão”. Com a articulação da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Sectel) e do Conselho Municipal de Cultura, o artista decidiu fazer a retirada das obras.
No entanto, a promessa de que todas as esculturas seriam retiradas até o final do último mês não foi cumprida. Na tarde desta terça-feira (27), o Blog do Sena esteve na Olívia Flores e verificou que duas obras seguem no local.
A Brasília amarela, chamada pelo artista de “A Ponte”, e a pirâmide, chamada de “Premix”, seguem no local. A Brasília já tem sinais de deterioração e vários pontos podem ser vistos na obra.
Outras obras que já foram retiradas como o Pássaro e o Atleta também já tinham sinais de deterioração. Ainda não se sabe quando essas duas últimas obras serão removidas.