O orçamento da família brasileira está sendo corroído diante da alta de preços em diversos setores. O valor dos combustíveis e de produtos alimentícios se elevam progressivamente e pesa cada vez mais no bolso dos consumidores brasileiros. Os reajustes do botijão de gás, por sua vez, vêm trazendo dificuldades aos envolvidos na cadeia do produto, desde distribuidores a consumidores finais, agravando a crise e impondo desafios às famílias.
Em razão dessa realidade, o vereador Alexandre Xandó (PT) está propondo uma ação em Vitória da Conquista para promover o debate e conscientização acerca dos motivos que levam à alta dos preços do gás e da gasolina no Brasil e, além disso, viabilizar a venda do botijão de gás com o valor que ele chamou de “preço justo”: 50 reais.
O parlamentar propôs a realização de uma audiência pública no dia 21 de fevereiro, segunda-feira da próxima semana, sobre o preço do gás e da gasolina no país. A sessão contará com a presença de Radiovaldo Costa, representante do Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros da Bahia), além de outras lideranças envolvidas no tema a fim de debater os aspectos técnicos que levam à alta dos preços.
Já no dia 22, o vereador informa que o Sindipetro conduzirá uma ação para vender o botijão de gás por R$ 50 na periferia de Conquista, como forma de questionar o preço do gás de cozinha.