Nesta terça-feira (03), o Sistema Municipal de Trânsito (SIMTRANS) realizou uma blitz no intuito de combater o transporte irregular de passageiros.
Dessa vez, a blitz aconteceu na Avenida Olívia Flores e várias vans foram apreendidas e condutores foram notificados.
O problema das vans perdura há um bom tempo em Vitória da Conquista. Em maio deste ano, o Tribunal de Justiça da Bahia anulou uma liminar conseguida pelos vanzeiros que proibia a realização das blitzes. A medida foi requisitada pela Viação Cidade Verde, uma das empresas que atua no transporte coletivo urbano de Vitória da Conquista.
Em agosto desse ano, o secretário de Mobilidade Urbana, Jackson Yoshiura, afirmou em entrevista que cerca de 30 a 40 vans poderiam ser regulamentadas após a realização de um estudo técnico, que ao que parece ainda não foi concluído.
A regulamentação das vans foi uma das principais promessas de campanha do governo Herzem Gusmão e se tornou um dos principais problemas em sua gestão. O transporte clandestino gerou uma grave crise no transporte coletivo urbano, resultando em grandes prejuízos financeiros às empresas que atuam na cidade.