Ainda estamos na primavera, mas o calor está bem forte. Em Vitória da conquista, os termômetros chegaram a registar temperatura máxima de 38 graus, nas primeiras semanas de outubro, segundo a agência Clima tempo. E olha que a sensação térmica está batendo os 40 graus.
A preocupação é que nesse período o consumo de água aumenta. A barragem de Água Fria II, localizada no município de Barra do Choça, é o principal reservatório de abastecimento da cidade. E atualmente está com 94% da capacidade total o que representa 5 milhões e 920 metros cúbicos de água.
Apesar da situação atual ser considerada confortável, a Embasa já acionou o plano B. Em entrevista a TV Sudoeste o gerente da embasa, André de Castro disse que “ o sistema catolé está ligado para retardar a redução do nível da barragem”. Ele finalizou dizendo que “a expectativa para o verão é muito boa e não há nenhum risco em relação a produção”.
Vitória da Conquista já passou por dois racionamentos de água. O mais recente foi entre 2016 e 2017 e durou 1 ano e 2 meses. No entanto, a reportagem exibida nesta quinta-feira (08), mostra localidades na cidade sofrendo com a falta de água em casa, como os moradores das Chácaras Morumbi que estão a quase duas semanas sem água.
Sem água nas torneiras e na caixa d´água, os moradores estão deixando de fazer as atividades do dia a dia, como lavar louça, roupas e a casa. Questionado sobre a situação, o gerente da embasa disse na reportagem que “os problemas estão sendo solucionados agora com a obra que está sendo implantada que pretende implantar um novo reservatório nessa região”.