O Comitê Gestor de Crise, formado por seis secretários municipais, comunicou, em reunião na manhã deste domingo com o Comitê de Representação Social e Institucional, que bares e restaurantes poderão reabrir em Vitória da Conquista a partir de terça-feira (30).
O coordenador do CGC, Kairan Rocha Figueiredo apresentou aos participantes da reunião, realizada por videoconferência, os dados que justificariam a evolução para a próxima fase. Segundo ele, a pandemia do novo coronavírus está controlada em Vitória da Conquista, tendo sido registrado um percentual médio diário de crescimento de 3,99% nos novos casos.
O outro parâmetro utilizado para definir os estágios da flexibilização é a taxa de ocupação de leitos hospitalares com pacientes de Covid-19. O último registro da semana foi de 44,73% de leitos gerais (com 64% de UTI e leitos clínicos em 29,7%) o que autoriza o avanço para a fase seguinte.
Para poderem funcionar com suas instalações abertas, bares e restaurantes terão que seguir um protocolo rígido, que estabelecerá a quantidade de clientes que poderão estar no estabelecimento, horários diferenciados e atendimento sob cuidados higiênicos específicos. O protocolo será apresentado aos membros do comitê institucional na tarde deste domingo, para avaliação e possíveis ajustes e publicado no Diário Oficial ainda hoje. Os bares e restaurantes que não conseguirem comprovar a adequação ao protocolo não poderão funcionar.
Na reunião, houve a sugestão de adiar a reabertura para a quinta-feira (2) para que os estabelecimentos tenham mais tempo de se preparar, considerando as exigências do protocolo, organização interna, etc. Também foi considerado que deve sair uma decisão judicial na terça ou na quarta, que pode manter as decisões ou determinar o fechamento do comércio e atividade não essenciais, seria o caso de esperar a manifestação da Justiça.
Ainda não há informação sobre a reabertura das academias de ginástica.
*Blog de Giorlando Lima