Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Bares e circulação de ônibus liberados até meia-noite; confira as novas medidas contra a Covid-19

Um decreto oficial lançado nesta sexta-feira (13) atualiza as medidas restritivas contra a Covid-19 no município de Vitória da Conquista.

A fim de enfrentar o contágio por coronavírus, diversas medidas restritivas foram implantadas, encorajando o distanciamento social e a quarentena.

No entanto, com o avanço da vacinação e a redução da taxa de ocupação de leitos, essas medidas vão progressivamente se afrouxando. O novo decreto lançado pela Prefeitura institui medidas restritivas de 17 a 31 de agosto.

Confira as mudanças:

O decreto desta sexta amplia horários de funcionamento de diversos serviços, estabelecendo que a circulação de transporte coletivo deverá encerrar às 00h pelo período de 17 de agosto (próxima terça-feira) até 31 de agosto.

O comércio em geral, inclusive os Shoppings Centers, poderão funcionar de segunda a domingo, até às 00h, também de 17 de agosto a 31 de agosto de 2021.

As academias podem funcionar até à meia-noite, mas observando a ocupação máxima de 50% da capacidade total do local.

O funcionamento de bares e restaurantes também está liberado até à meia noite. Os serviços de delivery poderão funcionar livremente, sem restrição de horário.

Retorno dos servidores ao trabalho

O novo decreto estabeleceu outra mudança de destaque. Os servidores municipais que estavam afastados e já foram imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19 deverão retornar ao trabalho presencial.

O servidor que se recusar a ser vacinado deverá assinar um termo de responsabilidade e, caso não retorne às atividades laborais após o início deste decreto, estará sujeito às medidas cabíveis.

Entre outras considerações, a Prefeitura, por meio desse decreto, justifica as novas regras para o enfrentamento à Covid-19 afirmando “que o Município vem acompanhando tecnicamente a evolução do quadro epidemiológico e está constantemente atualizando seus diagnósticos com os dados coletados permanentemente pela Secretaria Municipalde Saúde”.

No decreto, também consta “que os índices de contaminação pelo novo coronavírus no Município, o número de casos confirmados e a taxa de ocupação de leitos para COVID-19 por munícipes encontram-se monitorados”.

O Boletim Covid-19 publicado ontem (12/08) pela Prefeitura registrou taxa de ocupação de leitos de UTI de 45,7%. O número de óbitos no município é de 595.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também