Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Banco de Leite Humano precisa de doadoras para reforçar estoque

Random image

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Municipal Esaú Matos enfrenta uma redução significativa em seu estoque e faz um apelo para que mães aptas à doação contribuam. Para atender a demanda de bebês prematuros internados na Unidade Hospitalar, a instituição necessita de 160 litros de leite materno por mês, mas a média de arrecadação tem sido de apenas 116 litros desde o fim de 2024.

De acordo com Orlanda Barreiras, coordenadora do Banco de Leite, essa queda no volume arrecadado é comum em determinados períodos do ano, como férias e carnaval, devido às viagens e à dificuldade de algumas mães em manter a rotina de doação. “Se cai o número de doação, diminui a distribuição, o que impacta diretamente nos bebês prematuros internados na UTI e semi-intensiva”, explica.

Ainda segundo a coordenadora, a doação de leite materno é essencial para garantir o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos internados que têm o leite materno como seu principal aliado na recuperação. Rico em nutrientes e anticorpos, o leite fortalece o sistema imunológico, auxilia no ganho de peso e reduz o risco de infecções, proporcionando uma recuperação mais rápida.

Mulheres com alta produção de leite podem se tornar doadoras e contribuir para a melhor qualidade de vida dessas crianças. Um exemplo é Tainá Sthefane Silva Cunha Viana, moradora do bairro Cidade Maravilhosa. Seu filho, José Miguel, nasceu no dia 13 de março no Hospital Esaú Matos e está internado na semi-intensiva. “Minha produção aumentou bastante por causa dos estímulos que recebi no Banco de Leite, então posso retirar o leite para ele e doar também para outras crianças que precisam”, conta.

Ela destaca, ainda, o quanto cada doação faz a diferença na vida dos bebês, especialmente, os prematuros: “O Esaú recebe muitas crianças e muitas mães não têm leite suficiente para alimentá-las. Então, quanto mais doamos, mais ajudamos essas crianças a se desenvolverem melhor”.

Para se tornarem doadoras, as mães devem apresentar os exames realizados durante o pré-natal. Além disso, não podem ser fumantes, consumir álcool ou drogas, nem fazer uso de medicamentos que sejam incompatíveis com a amamentação. Outro requisito é não ter realizado transfusão de sangue nos últimos seis meses.

A doação de leite materno pode ser feita diretamente no Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos, que funciona das 7h às 19h. Além disso, as mães que desejam contribuir podem integrar a rota domiciliar de coleta. Nesse caso, elas recebem vidros esterilizados e outros materiais, como toucas, para garantir a segurança na coleta. Semanalmente, uma equipe do Banco de Leite passa em suas residências para buscar as doações.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também