Desde que foi iniciado o processo de vacinação em Vitória da Conquista, na última terça-feira (19), as reclamações começaram a surgir. A primeira polêmica estava relacionada às longas filas formadas no único ponto em que o imunizante estava sendo aplicado, que era a sede do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste.
No segundo dia de vacinação, profissionais de saúde reclamavam que não conseguiram se vacinar com a declaração de que trabalhavam na área de saúde emitida pela unidade hospitalar. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) declarou que eles não constavam nas listas emitidas pelas respectivas unidades com a relação dos profissionais de saúde que atuavam na linha de frente do combate ao Coronavírus.
Diante dos problemas registrados durante o processo de vacinação, a bancada de oposição ao atual governo municipal na Câmara de Vereadores, liderada pelo vereador Valdemir Dias (PT), enviou um ofício à secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, e à prefeita em exercício, Sheila Lemos, pedindo esclarecimentos acerca do plano de vacinação.
Incialmente, o ofício sugere que os profissionais de saúde sejam vacinados em suas respectivas unidades de trabalho, descentralizando a aplicação das doses e diminuindo a espera e o desconforto. O ofício também solicita uma lista de todos os profissionais de saúde que foram ou serão contemplados com a vacina para evitar que outras pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para o recebimento da vacina estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Hoje a SMS colocou o Boulevard Shopping como ponto de vacinação para os profissionais que não possuem veículo próprio. A vacinação na modalidade drive thru continuará sendo realizada Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO).
Confira o ofício na íntegra: