Seguindo o cronograma das obras de requalificação da avenida Francisco Sabino, iniciadas, esta semana, no bairro Vila América, a Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Meio Ambiente (Semma), começou, nesta sexta-feira (17), a remover as árvores e toda a estrutura do canteiro central da via para a implantação do canal de drenagem.
A construção do canal é uma medida indispensável para a prevenção de alagamentos, o que irá garantir o correto fluxo das águas das chuvas que vêm, sobretudo, das partes mais altas da cidade. A drenagem é fator determinante para que o asfalto permaneça fixado ao solo em caso de chuvas de maiores proporções, como as que ocorreram no município no final de 2021 e início de 2022. Assim, antes das escavações, é necessário retirar todas as árvores do local para preservá-las
A remoção é uma das etapas mais delicadas desta fase inicial e está sendo feita pela equipe de paisagismo da Semma. Assim, cerca de 70 árvores e arbustos, que ocupam o canteiro central da avenida, a maioria delas da espécie Sete Copas (Terminalia catappa), serão transplantadas em um local definitivo, entre eles, o Horto Florestal e a avenida Brumado. A partir da construção de um novo canteiro central, outras espécies serão plantadas no local.
Segundo a secretária do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, a equipe começou o procedimento pelo transplantio das plantas menores. “As espécies plantadas ali têm uma facilidade para adaptação, pois foram colocadas há pouco tempo e estão com um bom tamanho, o que favorece também a logística. Com muita dedicação faremos um trabalho para preservar as raízes, o torrão e as copas e, com isso, acreditamos que tudo vai ser muito bem-sucedido”, destacou a secretária.
Além da obra de drenagem, a requalificação da Francisco Sabino consiste ainda em atender a população do Vila América com a recomposição asfáltica e paisagismo.