Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Auditoria do Tribunal de Contas constata irregularidades no Hospital de Base

Random image

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) constatou diversas irregularidades em cinco hospitais estaduais. De acordo com o TCE, em todas as unidades foram identificadas várias inconformidades de maior ou menor gravidade. Dentre eles, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), o Hospital de Base, está entre eles.

Dentre os problemas constatados estão falta de alvarás sanitários, problemas no manejo de lixo hospitalar, superlotação em leitos de enfermaria, UTI e pronto-socorro, além de precariedade na estrutura física, como infiltrações nos tetos, goteiras, portas quebradas.

As irregularidades expõem funcionários, pacientes e acompanhantes a riscos de saúde, tanto por agentes infecciosos quanto por possíveis acidentes.

Foram verificadas também no controle de frequência dos profissionais. Nesse quesito, o Hospital de Base foi o que registrou o maior número de faltas, sendo registradas 16 ausências de profissionais que deveriam estar trabalhando entre os dias 16 e 20 de setembro. A unidade também não conta com o Sistema de Ponto Eletrônico por Biometria, implantado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) a partir de 2012.

Além do Hospital de Base, a auditoria foi feita nos seguintes hospitais: Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF), em Salvador; Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié; Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana.

Agora, o relatório passará para a fase de sorteio do conselheiro relator e julgamento pelo Plenário da Corte de Contas. A partir daí, ocorrerá o julgamento com a apresentação da defesa pelos gestores e também com a apresentação de um plano de soluções para resolver os problemas nas unidades.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também