Ainda não estão definidos alguns votos de vereadores para a presidência da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. O atual presidente, Luciano Gomes (PCdoB) concorre à reeleição e Luís Carlos Dudé (MDB) participa pela primeira vez.
A eleição acontecerá no dia 1º de janeiro de 2021 , durante a posse dos 21 vereadores no Cemae, e as articulações para a presidência do legislativo da cidade estão se intensificando. A disputa no momento é pelos votos dos partidos independentes.
O vereador Dudé conta com o apoio dos partidos MDB, PSDB, DEM, PRTB, Podemos e Avante. Já Luciano Gomes tem o apoio dos vereadores tanto do PT quanto do PCdoB, além de Chico Estrela (PTC).
Dinho dos Campinhos, único vereador do Partido Progressista (PP) eleito com 1.486 votos, chegou a anunciar o seu voto para Dudé. No entanto, o posicionamento do partido ainda não foi definido. Em entrevista ao Blog do Sena, Romilson Filho, presidente do PP em Vitória da Conquista, disse que essa decisão será tomada em conjunto. “Eu conversei com Dinho e ficou decidido que ele ia esperar eu chegar com a decisão do partido para tomarmos a decisão juntos”, declarou.
Romilson Filho está em Salvador, para entre outros assuntos, elaborar uma defesa com o advogado eleitoral, caso a denúncia de candidata laranja nas eleições municipais 2020 seja realmente feita pelo Ministério Público. “ Eu conheço Dinho de longas datas, é um cara correto. E eu tenho certeza que Dinho, como a gente combinou, ele vai cumprir. Esperar eu chegar na quarta-feira (23) para decidir em quem vai votar. Até agora, não tem ainda nenhuma decisão”, ressaltou.