A 9 dias da eleição, a Praça 9 de Novembro, no Centro de Vitória da Conquista, amanheceu diferente nesta sexta-feira (23). Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro na cidade empilharam maços de dinheiro falso na praça, em referência à Operação Policial Lava Jato.
A Operação foi responsável por investigar esquemas bilionários de corrupção envolvendo a Petrobras. Muito controversa, a Lava Jato foi responsável pela prisão de grande políticos e também de empreiteiras.
Ações semelhantes foram vistas em outras cidades brasileiras, mas com o intuito de promover um filme sobre a operação. Os maços de dinheiro falso representam o dinheiro recuperado pela operação, cerca de R$ 4 bilhões.
Em Vitória da Conquista, a ação busca diminuir a diferença entre Lula (PT), que está mais de 10 pontos percentuais à frente do candidatos à reeleição Bolsonaro, relembrando a população sobre os escândalos de corrupção envolvendo o petista.
Em entrevista ao Blog do Sena, Carlos Bahia, um dos organizadores da manifestação, afirmou que a colocação dos maços visa dar às pessoas a oportunidade de refletir. “Agora, próximo à política, a colocação desses maços dá às pessoas a oportunidade de refletir sobre quem está envolvido nos escândalos de corrupção”, disse.
Por outro lado, a oposição questiona a atitude de Bolsonaro de fazer alianças com partidos do chamado “centrão”, muitos deles envolvidos em esquemas de corrupção apontados pela Lava Jato. Recentemente, os filhos e o próprio presidentes foram acusados de comprar dezenas de imóveis em dinheiro vivo.
Confira o vídeo: