A área do Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, na zona oeste de Vitória da Conquista, vai receber projetos habitacionais através do programa Imóvel da Gente, do Governo Federal. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (26), em Brasília.
O terreno, que pertence à União, será passado para o Estado para a concretização do projeto. A previsão é que outros equipamentos públicos também sejam construídos no local.
O evento foi acompanhado pelo vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e pelo deputado federal e pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista, Waldenor Pereira (PT), além do presidente Lula.
A área está inutilizada desde a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha em 2019. O município reivindica o espaço desde a gestão Herzem Gusmão. A prefeita Sheila Lemos (UB) também reivindicou a área para construir um bairro planejado que contemple as áreas de interesses sociais, inclusive zonas especiais, administrativa, parques e lazer, e também área comercial e de moradia popular. Placas demarcando o espaço como “área de interesse municipal”, chegaram a ser colocadas no entorno.
Um documento solicitando a devolução da área para o município chegou a ser entregue ao então presidente Jair Bolsonaro em 2021.
Com o novo projeto, a área deve ficar aos cuidados da gestão estadual. Esse é o segundo projeto de moradias populares enviados pelo Governo Federal para Vitória da Conquista. No ano passado, um projeto para a construção de 2000 casas populares foi enviado para o município pelo presidente, que deverão ser construídas na região do bairro Campinhos.