Prosseguindo com as ações do programa Saúde Renovada, a Prefeitura de Vitória da Conquista entregou à comunidade da Zona Oeste, nesta terça-feira (27), a Unidade de Saúde da Família Solange Hortélio, após um processo de revitalização estrutural.
A USF Solange Hortélio que atende aproximadamente 15 mil famílias dos bairros Urbis II, Santa Cruz, Bateias I e parte do bairro Brasil, recebeu reparos e serviços de pintura interna e externa, revitalização do muro, conserto de vazamentos, tampas de passagem e de gordura, e execução de canal para drenagem pluvial no estacionamento, além de outras melhorias.
Nesta tarde, enquanto a equipe da USF realizava os atendimentos de rotina, representantes do Governo Municipal e vereadores participaram de uma cerimônia simbólica de descerramento da placa. O ato foi rápido e discreto, a fim de não interferir no andamento dos trabalhos.
“Nós vamos reformar todos os postos de atendimento de saúde do município que estão precisando de manutenção ou reforma”, informou a prefeita Sheila Lemos, após realizar uma vistoria nas instalações recém-reformadas da USF, ao lado do secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues.
O titular da SMS observou que o programa Saúde Renovada corresponde à segunda etapa do planejamento do Governo Municipal para a saúde em Vitória da Conquista. A primeira, segundo Vinícius, foi o investimento para fortalecer a atenção básica no que se refere à contratação de novos profissionais de saúde.
“Em todas as 68 equipes cadastradas, a gente tem médicos. Então, fortalecemos a atenção básica e estamos pensando em ampliar as equipes”, anunciou o secretário, destacando que essa última iniciativa depende de recursos externos.
“Agora, fomos para o segundo momento, que é a parte de renovar a estrutura física. Temos várias outras entregas para fazer. É um projeto bem ambicioso que já está mostrando resultados”, acrescentou Vinícius
Sheila informou ainda que, desde segunda-feira (26), quatro unidades de saúde estão funcionando com horário estendido, até as 22h, atendendo pessoas que apresentam sintomas de dengue e síndrome gripal.
As quatro USF com atendimento estendido são Solange Hortélio, João Melo, Morada dos Pássaros e Nova Cidade. “Das 14h em diante, até as 22h, esses quatro postos vão atender somente esses casos”, anunciou a prefeita.
Essa situação será mantida por um período de 30 dias, ao longo do qual a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai observar a evolução do número de casos confirmados dessas doenças. “Se, na última semana, nós percebermos que não houve queda no número de casos, vamos estender mais”, explicou Vinícius Rodrigues.