Conforme já noticiado pelo Blog do Sena, na última quarta-feira (10) foi realizada uma reunião entre a Prefeitura Municipal e o Simmp (Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista) na sede do executivo conquistense para uma segunda rodada de negociação sobre o reajuste salarial.
O encontro foi tenso, marcado pela presença da Guarda Municipal, que guarneceu o prédio enquanto professores estavam aguardando a conclusão da conversa na porta do prédio da Prefeitura, e pela proibição de fotos da reunião, criando um tom misterioso sobre uma discussão de interesse público, em especial para os professores municipais.
Diante das circunstâncias e das críticas recebidas pela administração municipal em relação ao clima instaurado, a Prefeitura lançou uma nota, afirmando que está à disposição para dialogar com os professores do município.
De acordo com o texto, “os servidores das secretarias de Gestão e Finanças ouviram as reivindicações do grupo e apresentaram as dificuldades para atender as demandas naquele momento”. Apesar disso, ainda segundo a nota, a prefeita Sheila Lemos (União Brasil) está determinada a buscar soluções para atender os pleitos “dentro do que é possível e responsável na administração”..
Um dos objetivos, segundo o comunicado divulgado pela Prefeitura, é assegurar a responsabilidade fiscal, arcando com os compromissos assumidos na data certa.
A mesa de negociação continua aberta mas não há, até este momento, números consolidados para o percentual de reajuste salarial para a magistratura conquistense. A Prefeitura informou que “uma equipe técnica está debruçada sobre os números e projeções para chegar o mais próximo possível de uma proposta que atenda a reivindicação da categoria”.
A próxima rodada de negociações com representantes do Simmp está marcada para o dia 19 de maio.
O Sindicato busca o pagamento do reajuste de 14,95% do Piso Nacional do Magistério e também volta do interstício de nível para o percentual de 13,25%, retirado ainda na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão. Na reunião anterior a de ontem, a direção do Simmp afirmou que a administração municipal não apresentou propostas que norteiem a solução do impasse.