Nos últimos meses, passageiros que utilizam a rota aérea entre Vitória da Conquista e Salvador têm manifestado crescente insatisfação com os altos preços das passagens e a redução de voos diretos. A situação culminou em uma reunião recente na capital baiana, proposta pelo deputado estadual Fabrício Falcão, com o objetivo de discutir soluções para o problema.
O encontro contou com a presença de vereadores, deputados, secretários do governo estadual e empresários da região. Em entrevista ao Blog do Sena, durante o lançamento do Carnaval do Interior em Rio de Contas, o secretário Estadual de Turismo, Luís Maurício Bacellar, ressaltou que a atividade ainda enfrenta os efeitos da pandemia
“O governador Jerônimo Rodrigues determinou que eu e o secretário Adolfo Loyola recebêssemos a comitiva de Vitória da Conquista, que estava acompanhada de deputados, prefeitos, vereadores e empresários da região. Conversamos sobre as questões da conectividade aérea e mostramos que essa atividade ainda enfrenta os efeitos da pandemia”, destacou o secretário de Turismo.
Ele ressaltou que o Brasil tem um mercado restrito no setor, operado por apenas três companhias nacionais — Azul, Gol e Latam — o que limita a concorrência e tem ocasionado esse aumento no valor das passagens. “O governo tem trabalhado com leis na Assembleia e com estímulos fiscais para atrair novos voos”, explicou.
Atualmente, Vitória da Conquista possui três ligações semanais com Salvador, além de conexões com São Paulo e Confins, totalizando 52 voos semanais oriundos desses três destinos. No entanto, os passageiros reclamam que a redução dos voos diretos e os preços elevados têm dificultado o deslocamento para a capital baiana. Em 2023, a Azul suspendeu os voos diretos entre as cidades, obrigando os passageiros a fazer escalas e tornando a viagem mais longa e cara.
Diante das queixas, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Procuradoria-Geral do Município e do Procon, publicou a Portaria Conjunta nº 002/2025 em fevereiro deste ano. O objetivo é apurar possíveis irregularidades na cobrança de tarifas aéreas, especialmente no trecho entre Vitória da Conquista e Salvador. O levantamento inicial apontou que os valores das passagens nesse trecho são, em geral, superiores aos cobrados para viagens partindo de outras cidades do interior baiano com destino à capital.
O secretário de Turismo garantiu que o governo estadual está empenhado em mudar essa realidade. “Mas o governo não está acomodado. Nós vamos aumentar a oferta de voos para Conquista para que os preços das passagens possam ser disputados pelas diversas companhias.”, afirmou.
A expectativa é que, com os incentivos do governo, mais empresas passem a operar no trecho e a concorrência resulte na redução dos preços, beneficiando os passageiros e impulsionando o desenvolvimento da região.