A situação do posto de saúde recém-inaugurado do bairro Campinhos, em Vitória da Conquista, chamou a atenção nesta quinta-feira (23). Superlotada, a unidade não teve capacidade para atender o grande volume de pacientes que procuraram os serviços médicos no local.
O problema é recorrente em várias unidades básicas de saúde do município, o que, muitas vezes, acaba provocando a superlotação da UPA, uma vez que os pacientes recorreram ao local para conseguir atendimento médico.
Em nota ao Blog do Sena, a Prefeitura afirmou que a superlotação se deve ao encerramento de contratos dos médicos contratados pelo Programa Mais Médicos , o que resultou na falta de profissionais nas unidades básicas de saúde.
A nota diz ainda seis novos médicos que se cadastraram em uma chamada pública já foram chamados e deverão se apresentar no dia 1º de março. A Prefeitura também afirma que já realizou várias outras chamadas públicas, mas não procedeu a contratação pela falta de adesão dos profissionais, mas novas chamadas públicas serão abertas na tentativa de sanar o problema.
Confira a nota na íntegra:
*Nota ao Blog do Sena*
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que alguns médicos que eram contratados pelo Programa Mais Médicos tiveram seus contratos encerrados, sem possibilidade de renovação, ou pediram desligamento, deixando algumas unidades, temporariamente, sem médicos fixos.
Está em andamento um novo processo de contratação de seis médicos que se credenciaram na chamada pública e já foram convocados para se apresentarem no dia 1º de março, para atendimento em algumas das unidades que estão sem profissional.
A SMS esclarece, ainda, que já realizou diversas chamadas públicas para contratação de médicos, mas tem encontrado dificuldades na adesão de novos profissionais.
A chamada pública para credenciamento de médicos para se credenciarem continua aberta, na expectativa de preencher algumas vagas e garantir assistência médica em todas as unidades.
Secom, 23 de fevereiro de 2023