A prefeita Sheila Lemos (UB) anunciou, nesta sexta-feira (19), que Vitória da Conquista vai pagar o Piso Nacional do Magistério aos professores da rede municipal de ensino. O anúncio foi feito através das redes sociais da gestora.
Segundo a prefeita, a decisão foi tomada após uma série de estudos técnicos realizados pelas secretarias de Educação, de Gestão e de Finanças garantindo que seria “seguro” pagar o piso, que representa um reajuste de 14,95%.
A decisão foi tomada após uma série de negociações com o Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP) e uma paralisação da categoria, realizada na última terça-feira (16). O Sindicato prometia ampliar a agenda de paralisações caso não fosse apresentada uma proposta para o pagamento.
Uma das reuniões com o Sindicato foi marcada pela tensão e pela presença da Guarda Municipal para fazer a segurança do prédio. Os professores aguardaram na porta da Prefeitura enquanto a reunião acontecia.
A pauta do reajuste e também de outras reivindicações já vinha ganhando as ruas da cidade através de outdoors. Agora, com o atendimento de uma das reivindicações é provável que o caminho seja aberto para novas negociações.