O Hospital Unimec, em Vitória da Conquista, retomou o atendimento pelo Sus nesta quarta-feira (13). O atendimento da parte pública estava restrito a pacientes graves e parturientes no período expulsivo desde a última sexta-feira (08). A direção da unidade alegava a falta de repasses por parte da Prefeitura, que é a responsável pela manutenção do parte pública.
A Prefeitura alegava que os pagamentos estavam em dias e que o hospital exigia o pagamento de procedimentos não realizados. A gestão municipal chegou a afirmar que buscaria meios legais para que o atendimento fosse retomado.
Nesta quarta-feira (13), as negociações entre o Conselho Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e a direção do Unimec avançaram. Após ficar acertada uma revisão no contrato com a Prefeitura, o Hospital retomou os atendimentos de forma integral.
Para a população que precisa recorrer ao Sus fica o alívio, uma vez que outras unidades de saúde, a exemplo da UPA já sofrem com a superlotação e teriam a situação agravada caso a suspensão fosse mantida.