O Blog do Sena noticiou uma situação que revoltou quem passava pela Ceasa do Centro de Vitória da Conquista, na manhã desta segunda-feira (24). Uma mulher precisou ser levada em uma tábua para o hospital, após o Samu 192 não disponibilizar uma ambulância para o atendimento.
Segundo as próprias testemunhas, ela sofria de um problema crônico na coluna, tendo tido uma crise e caído.
Nossa redação entrou em contato com a Prefeitura que respondeu por meio de nota. Segundo o texto, a mulher sofria de problemas na lombar e não foi vítima de nenhum trauma, não tendo perfil para atendimento de urgência.
No momento da solicitação não havia nenhuma ambulância disponível, por isso, a regulação do Samu orientou a remover a vítima para o hospital mais próximo por meios próprios.
Confira a nota na íntegra:
*Nota ao Blog do Sena*
A Coordenação do SAMU 192 esclarece que a paciente já tinha dor lombar crônica, sem histórico de trauma, e apresentou uma “crise de coluna”, com dor lombar e na perna esquerda.
A unidade de suporte básico não foi encaminhada, pois todas estavam em atendimento de ocorrências e também por não se configurar o perfil pra atendimento. A médica reguladora orientou levá-la, por meios próprios, para avaliação no Pronto Socorro da Santa Casa, que estava próximo do local.
Secom, 24 de julho de 2023.