Um decreto publicado na madrugada desta sexta-feira (30) no Diário Oficial da União (DOU) autorizou a obra de readequação do acesso à rodovia BR-116, sob responsabilidade da empresa ViaBahia, conhecido como “cruzamento da morte”.
A demanda foi acatada após intermediação do deputado federal João Bacelar (PL). De acordo com o documento publicado no DOU, ainda não há uma data para o início da obra, ficando “condicionado à assinatura prévia do Contrato de Permissão Especial de Uso – CPEU a ser firmado entre a AINVIC – Associação das Indústrias de Vitória da Conquista e a ViaBahia Concessionária de Rodovias S/A e que trará as particularidades e obrigações entre as partes”.
O trecho ganhou esse apelido em decorrência dos recorrentes acidentes trágicos que ocorriam no local e dos riscos que apresenta à população. Em razão disso, discussões sobre a importância da requalificação da BR-116, com a duplicação, a construção de viadutos e do trevo que dá acesso ao Distrito Industrial ocorrem com frequência.
A demanda é tão importante para os empresários, que eles, por conta própria, já elaboraram um projeto de engenharia que visa a segurança no cruzamento. O próximo passo é aguardar o acordo entre a AINVIC e a ViaBahia sobre quais serão os termos e condições para a efetivação da obra.