O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado na Avenida Olívia Flores, bairro Candeias, em Vitória da Conquista, agora se chamará Colégio Estadual Heleusa Figueira Câmara.
A mudança foi publicada pelo secretário estadual de educação, Jerônimo Rodrigues, no Diário Oficial no dia 28 de janeiro. A homenageada era educadora e educadora e dedicou boa parte da sua vida às letras e à formação humanitária de todas as pessoas, independente de classe social, de idade ou de nível de escolaridade.
Nascida no dia 14 de maio, em Vitória da Conquista, Heleusa se casou em 1963 e só voltou aos estudos após o nascimento dos quatro filhos. Formou-se em Letras e, em 1981, tornou-se professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde recebeu o título honorífico de Professora Emérita, em maio de 2018. Somava outros títulos: especialista em Língua Portuguesa, mestra em Ciências Sociais e doutora em Ciências Políticas.
Além disso, foi presidente da Academia Conquistense de Letras (1987-1990), vice-reitora da UESB (1991-1995) e secretária municipal de Educação e Cultura de 1997 a 2000. Mesmo se aposentando em 2014, continuava colaborando com o Comitê Proler/Uesb de Vitória da Conquista, que ajudou a fundar, em 1992, e participando de eventos como palestrante e conferencista.
Heleusa Câmara faleceu no dia 6 de janeiro de 2019.