Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Após guardas municipais apareceram agredindo jovem no Ginásio de Esportes, vereador denuncia que alguns deles estariam andando armados

Random image


O vídeo que mostra guardas municipais agredindo jovem que andava de skate no Ginásio de Esportes, em Vitória da Conquista, foi tema de muitas discussões na sessão da Câmara de Vereadores desta sexta-feira (03). Os guardas agridem o adolescente que fica acuado diante dos socos como noticiado pelo Blog do Sena.

O vereador Alexandre Xandó (PT) denunciou a situação, cobrou respeito para a juventude e ainda denunciou mais uma irregularidade que estaria sendo praticada por alguns guardas. “Hoje eu venho pedir respeito à juventude de Vitória da Conquista. A juventude que pratica esporte ali na pista do Ginásio de Esportes vêm cobrando há muito tempo por dignidade e respeito. […] Recebemos uma imagem que é chocante, uma atitude que é inadmissível por parte da guarda municipal: um jovem sendo abordado e agredido pela guarda municipal. Essa atitude não é de todos os guardas, mas não é a primeira vez que chegam denúncias de agressões por parte de guardas municipais em nossa cidade”, afirmou.

Além de cobrar a criação de formas de controle externo da atuação dos guardas municipais, o vereador denunciou ainda que alguns profissionais estariam trabalhando armados, o que é proibido. A lei que criou a Guarda Municipal só prevê a utilização de armamento para os profissionais que fizerem concurso público. Como os atuais guardas eram agentes patrimoniais que foram reaproveitados, a utilização de armas durante sua atuação nas ruas da cidade é proibida.

”Precisamos criar mecanismos de controle externo da Guarda Municipal, para que inclusive não se manche a reputação daqueles que vêm fazendo um trabalho digno. Para além da ouvidoria nós precisamos de um mecanismos de controle externo. Já recebi denúncias também de que tem guardas andando nas ruas armados, informações inclusive de policiais, que tem guardas andando armados de forma indevida na nossa cidade”, disse o edil.

Apesar de ter sido procurada pelo Blog do Sena, a Prefeitura ainda não se manifestou sobre as denúncias de agressão, tampouco sobre as que envolve a utilização de armas pelos profissionais de forma indevida.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também