Desde cedo, a prefeita de Vitória da Conquista Sheila Lemos está reunida com membros do governo e com a Defesa Civil na tentativa de travar um plano de enfrentamento para os problemas causados no município pelas fortes chuvas.
Uma das primeiras iniciativas postas em prática foi a implementação de abrigos para famílias que precisaram sair de casa por causa dos alagamentos. A gestora afirmou que a maior preocupação é com o rompimento de barragens e açudes. No início da manhã, a barragem da região dos Quatis rompeu e a água chegou ao Distrito do Iguá, deixando moradores ilhados.
O medo agora é que os moradores do entorno dessas barragens possam ser atingidos pela ruptura. Assim, a prefeita publicou um vídeo no qual apela para que os moradores deixem esses locais e se dirijam para os abrigos, que estão sendo montados em escolas e creches da cidade e também da zona rural.
Diversas autoridades, entre elas o governador Rui Costa, os deputados Fabrício Falcão, José Raimundo Fontes e Waldenor Pereira já se manifestaram e estão engajados a fim de encontrar soluções para os transtornos provocados pelas chuvas que já perduram por mais de 60 dias.
A gestora afirmou que já conversou com essas autoridades com o intuito de obter apoio para enfrentar a situação. “Hoje eu falei com o ministro da Cidadania, João Roma, com o governador Rui Costa, e com senadores, pedindo apoio para enfrentar as dificuldades surgidas com os temporais e atender a população”, afirmou.
A prefeita também reforçou que os moradores de áreas de ricos devem acionar a Defesa Civil através do número 199.
Confira o vídeo: