O secretário de Saúde de Vitória da Conquista, Vinícius Brito, registrou um boletim de ocorrência contra as notícias falsas que vêm sendo espalhadas através das redes sociais após a deflagração da operação DROPOUT, que visa desarticular de uma organização criminosa que teria desviado recursos públicos empregados pela Secretaria Municipal de Saúde no combate e prevenção aos efeitos da Pandemia da Covid-19 (SARS-CoV-2), em 2020.
Juntamente com o subprocurador do município Lyncoln Martins, o secretário disse que está satisfeito com as investigações. “A gente fica muito satisfeito que essa denúncia tenha gerado uma operação da Polícia Federal e que as investigações estejam correndo para que possa responsabilizar aqueles que de fato estejam envolvidos né, assim que as apurações ocorrerem”, disse em um vídeo divulgado nas redes sociais.
A prefeita Sheila Lemos também assegurou que irá cooperar de todas as formas possíveis com as investigações. “A prefeita Sheila Lemos garantiu que não vai medir esforços para atender toda e qualquer solicitação da PF para que o caso seja esclarecido com a maior brevidade possível.”
O texto divulgado pela gestora também reforçou que as fotos da mala de dinheiro não foram feitas em Vitória da Conquista, mas em Salvador, onde o material foi apreendido. Como alguns veículos locais compartilharam a imagem como se fosse no município , uma queixa foi prestada.
O delegado-chefe da Polícia Federal em Vitória da Conquista, Rodrigo Kolbe, disse que todos servidores envolvidos estão afastados. As investigações começaram em 2022 após uma denúncia da Procuradoria Municipal.