Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Após denúncias de pacientes em hemodiálise, Prefeitura se pronuncia e diz que “crise nacional nacioal atinge prestação de serviço na cidade”

Random image

A falta de atendimento para os pacientes renais com indicação para hemodiálise por não estarem conseguindo vaga nas clínicas credenciadas da Prefeitura de Vitória Conquista está repercutindo a cidade. O assunto está sendo discutido pela imprensa local e tem causado preocupação. 

As clínicas conveniadas para atender os pacientes são a Clínica URO – Instituto de Urologia e Nefrologia Limitada- e Nephron- Nephron Serviços de Hemodiálise Limitada. Mas, ambas estão realizando atendimento abaixo da capacidade. A URO é responsável pelo atendimento de 432 pacientes pela rede SUS, mas hoje só atende 295. Já a Nephron tem capacidade para atender 223 pacientes e tem, hoje, 215 pessoas em tratamento.

Para o Blog do Sena, a secretária de Saúde de Vitória da Conquista, Ramona Cerqueira, afirmou que a crise está sendo provocada pelo aumento no preço dos insumos, especialmente, o soro fisiológico Em entrevista exclusiva para o Blog do Sena nesta quarta-feira (14), o diretor da Clínica URO, Luís Caires, reforçou que a  crise está sendo provocada pela falta de insumos.

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se manifestou oficialmente, pela primeira vez, na tarde desta quarta-feira (14). Na nota, justificou o que motivou o problema na cidade e quais medidas estão sendo adotadas. 

De acordo com a nota divulgada, a Prefeitura informou que os “contratos com as clínicas estão vigentes e que todos os pagamentos estão  sendo realizados sem atraso”. A SMS atribuiu os problemas registrados na cidade ao“ reflexo de uma crise generalizada que atinge quase todo o país”. E que entre os os problemas relatados pelas prestadoras de serviço ao Sus, estão “a falta de insumos básicos, desabastecimento industrial, estoques no limite e reajuste exorbitante nos preços, fatores que têm dificultado e até impossibilitando a continuidade do serviços prestados por diversas clínicas do país.”

Disse também que “as clínicas convencionadas informaram que não houve interrupção de atendimento aos pacientes que já estavam utilizando os serviços, mas que não há possibilidade de receber novos pacientes.”

Sobre o encaminhamento de pacientes de encaminhamento dos pacientes de Vitória da Conquista e da região pactuada que estão aguardando vaga para o tratamento de hemodiálise, a SMS disse “que a regulação é realizada pelo SISnefro, sistema gerido pelo Governo do Estado, ao qual o Município não tem acesso.”

Na nota, a SMS disse que “já enviou ofícios informando a situação à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ao Ministério da Saúde e ao Ministério Público e continua em busca de solução para direcionar os pacientes, além de ter realizado diversas reuniões para discutir e elaborar planos de ação a fim de garantir a assistência aos pacientes, o mais rápido possível”.

Em relação a regulação dos pacientes, a SMS disse que “já foi solicitado à Sesab que os pacientes que fazem tratamento nas clínicas conveniadas em Vitória da Conquista e que não fazem parte da região pactuada de Vitória da Conquista sejam contrarreferenciados para os municípios correspondentes à sua pactuação.”

A SMS finalizou a nota dizendo que “conforme relatório obtido do Sistema Estadual de Nefrologia (Sisnefro), neste momento, 17 pacientes encontram-se na fila de espera, 11 estão hospitalizados e aguardando vagas para tratamento em unidades ambulatoriais”.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também