Após a denúncia de moradores do bairro Zabelê sobre o descarte irregular de carcaças de bois nas proximidades do antigo lixão de Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal se manifestou por meio de nota oficial. A situação, que gerou revolta, foi divulgada pelo Blog do Sena.
Segundo os moradores, o mau cheiro causado pela decomposição dos animais tem prejudicado a rotina de quem vive nas imediações. Além disso, urubus, enxames de moscas e outros animais estão sendo atraídos pelo local. Ainda de acordo com relatos, os bois mortos teriam sido vítimas de um acidente com uma carreta boiadeira, ocorrido na Serra do Marçal no último domingo (27).
Diante da denúncia, a Prefeitura divulgou uma nota, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), informando que uma equipe foi enviada imediatamente para realizar a retirada das carcaças, que já foram removidas. A gestão municipal também afirmou que está apurando o caso para identificar e responsabilizar os envolvidos.
Leia a nota na íntegra:
Nota à Imprensa
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), informa que assim que recebeu a denúncia dos moradores com relação aos animais mortos descartados irregularmente nas proximidades do Anel Rodoviário, no bairro Bruno Bacelar, encaminhou uma equipe de técnicos ao local para realizar a imediata retirada das carcaças.
A Sesep informa ainda que está apurando o ocorrido para identificar e notificar o responsável pela ação, por meio do registro do gado, contando também com o auxílio das imagens de segurança do local.
Por fim, a Prefeitura repudia a ação e reforça que o descarte de lixo, entulho e animais mortos deve ser feito nos locais apropriados, para não ocasionar danos à população.
Secom, 29 de abril de 2025