Um absurdo foi registrado na noite do último domingo (24), na frente do Hospital das Clínicas de Conquista (HCC): uma equipe médica de uma empresa do Sul da Bahia, que atua no transporte de pacientes, descartou o lixo contaminado em uma lixeira pública localizada na calçada no fundo da Primeira Igreja.
O fato aconteceu após a ambulância deixar um paciente com suspeita de Coronavírus na unidade hospitalar. Dentre os itens descartados estava um lençol de TNT utilizados para cobrir a maca onde o paciente foi colocado.
O descarte feito de forma incorreta coloca em risco tanto os garis responsáveis por recolher o lixo quanto a população em geral que pode vir a ter contato com a lixeira. Nas fotos enviadas ao Blog do Sena é possível ver que parte do material descartado ficou para fora da lixeira.
Diante da pandemia de Coronavírus, a Vigilância Sanitária determina que os materiais contaminados ou com suspeita de contaminação devem ser colocados em sacos resistentes e descartáveis devidamente fechados. E devem ser depositados em contentores de resíduos. Essas medidas controlam os fatores de risco para prevenir a disseminação da doença e a redução de risco de contaminação.
Em contato com a direção do hospital, nossa reportagem foi informada de que o Governo do Estado já foi informado do ocorrido e que, muito provavelmente, a empresa que é de Itabuna, deve perder o contrato que tem com o estado pela atitude irresponsável.