Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Após cassação do mandato de Orlando Filho, TRE anuncia recontagem de votos que deve alterar composição da Câmara

Random image

 


Conforme já noticiado pelo Blog do Sena,
Edvaldo Ferreira Júnior deve assumir mandato de Orlando Filho, vereador cassado por decisão da Justiça Eleitoral.

O TRE realizará reprocessamento dos votos das Eleições 2020 de Vitória da Conquista, procedimento que está marcado para o dia 18 de novembro.

O anúncio e convocação de entes representativos para que acompanhem o reprocessamento foi publicado em edital na última quarta-feira (9), assinado pelo juiz da 41ª Zona Eleitoral, Wander Cleuber Oliveira.

Em maio desse ano, a Justiça Eleitoral comprovou que o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro-PRTB, ao qual pertence Orlando Filho, utilizou suas candidaturas laranjas para completar a cota de gênero nas eleições municipais.

A decisão determinava ainda a anulação de todos os votos recebidos por candidatos do partido, recontagem, ou seja, um recálculo dos quocientes eleitoral e partidário a partir dos votos válidos remanescentes.

O pastor chegou a apresentar um recurso ao TRE e também ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ambos foram negados.

Com a negativa dos desembargadores, Edvaldo Ferreira, cujo partido tinha maior sobra nas eleições, formulou um pedido para que o Acórdão, da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que comprovou a fraude e determinou a recontagem dos votos, fosse executado e ele assumisse a vaga.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também