Mato alto, pichações e muita sujeira. Essa é a atual realidade da casa onde funcionava o Escritório Regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), na Avenida Presidente Dutra, em Vitória da Conquista. A situação é de abandono.
Como o Blog do Sena constatou nesta segunda-feira (21). Atualmente, o espaço vem sendo utilizado por moradores de rua. Além disso, pessoas que fazem uso de drogas também estão usando o local. Nas últimas semana, o imóvel foi incendiado e o fogo causou ainda mais destruição. As suspeitas é que pode ser sido um atentado, sofrido por algum morador de rua, já que um local que era utilizado como abrigo, localizado na mesma avenida, também foi incendiado no mesmo dia.
A antiga casa do IBAMA foi reformada no ano de 2010, na gestão do então presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). Mas, em 2016, a unidade foi desativada por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União, na gestão do presidente Michel Temer (MDB). Na época, outras 11 unidades foram desativadas.
O Ibama funcionava em duas casas em um mesmo terreno que pertencem à União. Desde que o escritório do IBAMA foi desativado na cidade, o imóvel está sem uso. O local chegou a ser sondado para ser usado pela Polícia Federal. Outras especulações de diferentes órgãos também foram feitas durante esse período.
No entanto, após quase 6 anos, o imóvel vem se deteriorando com o tempo. E sem manutenção e fiscalização, o local está praticamente destruído.