O Blog do Sena divulgou, na última segunda-feira (26), a situação do jovem Bruno Amaral, de 29 anos, que desenvolveu a forma grave da Dengue e aguadava uma vaga para iniciar a hemodiálise, em Vitória da Conquista.
A família do rapaz informou que ele estava há 16 dias aguardando no Hospital São Vicente, mas não havia conseguido uma vaga na rede conveniada do SUS. Nesta terça-feira (27), a Prefeitura se manifestou através de nota.
Segundo o texto, a responsabilidade por tratamento de diálise é da Secretaria Estadual de Saúde por meio do Sistema Estadual de Nefrologia. A nota diz ainda que o rapaz estava recebendo acompanhamento na UTI.
A Secretaria Municipal de Saúde disse ainda que tentou colaborar com o caso e foi informada que Bruno já iniciou a diálise hoje.
Confira a nota completa:
A Secretaria Municipal Saúde (SMS) esclarece que o município não gerencia as vagas nas clínicas de hemodiálise. A regulação dos pacientes que necessitam desse tratamento está sob gestão da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Sistema Estadual em Nefrologia (Sisnefro), que tem como objetivo realizar a regulação de pacientes com Doença Renal Crônica.
Ressalta ainda que o paciente Bruno Amaral estava sendo assistido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e fazendo a diálise, enquanto aguardava vaga em clínica satélite para receber alta e dar continuidade ao seu tratamento.
Preocupada com a situação do paciente, a diretoria de Regulação do município buscou formas de colaborar com o caso e obteve a informação de que Bruno já foi direcionado para uma das clínicas da cidade para iniciar a diálise nesta terça-feira (27).
Secom, 27 de fevereiro de 2024.