O Brasil voltou a registrar um aumento de casos confirmados de Covid-19 no mês de junho. Em Vitória da Conquista a situação também é a mesma. Do 1 a 19 de junho foram 469 casos da doença. No boletim do dia 17 de junho, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município registrou 280 casos ativos da doença. No dia 31 de maio, eram apenas 14.
Em entrevista ao Blog do Sena nesta segunda-feira (20), a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, explicou que o aumento no registro de casos de Covid-19 já era esperado. Ela atribuiu o crescimento as temperatura baixas que vem sendo registradas na cidade desde maio.
“Nós estamos passando por uma oscilação que já é previsível com relação ao Brasil, não só Vitoria da Conquista, com relação ao Brasil. Essa oscilação se deve ao fato das temperaturas estarem um pouco mais baixas e com isso a gente vem avaliando, vem avaliando o risco da transmissão. Mas, Conquista está dentro da previsão”, disse.
De acordo com Ramona, o Comitê de Gestão de Crise para enfrentamento das questões relativas à pandemia do Coronavírus, criado em março de 2020 pela Prefeitura de Vitória da Conquista ainda continua ativo. Segundo ela, a situação vem sendo monitorada diariamente.
“Continua ativo, as discussões continuam sendo avaliadas, o estatístico continua avaliando os casos diariamente e a gente segue. O estado de urgência já se esgotou, mas a gente vem fazendo a nossa avaliação constantemente devido ao que nós passamos nos últimos anos a nível de Brasil”, disse Cerqueira.
Apesar do crescimento dos casos de Covid-19, a secretária descartou o retorno das medidas de segurança contra o vírus, como por exemplo, o uso obrigatório de máscaras, neste momento.
“A gente ainda segue dentro da previsão de oscilação, mas se surgir algum evento novo essa avaliação será feita e as decisões serão tomadas. Mas, até o momento, nós estamos dentro da previsão normal que a gente já sabia devido ao frio de Conquista.
No entanto, a secretária pediu que a população ainda continue seguindo alguns cuidados, como não sair de casa de com sintoma gripal e ainda realizar a notificação por meio do Call Center central 3429-3450
“Aquele que tiver síndrome gripal permanecer em casa, procurar o nosso serviço de saúde, o nosso Call center está funcionando, a notificação no site da Prefeitura está funcionando, nossa equipe está pronta para receber esse paciente, fazer a avaliação e o teste também está garantido”, finalizou.