A escrituração das casas no bairro Vila Serrana I, em Vitória da Conquista, está perto de se tornar uma realidade. A previsão é que o documento tão esperado pelos moradores comecem ser entregues no mês de abril deste ano.
No ano passado, uma Audiência Pública para debater o tema foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores, por uma iniciativa do vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) que vem atuando ao lado da comunidade por essa conquista. Na ocasião, o presidente da empresa de Urbanização e Habitação da Bahia (Urbis), em Salvador, Hindemburgo Teles, também participou.
Ao lado do vereador Andreson e do professor Rivaldo Gusmão, liderança comunitária, o presidente da Urbis esteve em Vitória da Conquista nesta segunda-feira (26). Em entrevista ao Blog do Sena, Teles afirmou que as escrituras são um compromisso do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT).
“Estivemos aqui, no início de dezembro com uma reunião na Câmara, com o vereador Andreson que tem nos ajudado muito. É importante esse trabalho que ele tem feito. Fomos ter uma reunião com o registrador do Cartório de Registro de Imóveis e a tendência é que a gente consiga dar uma encaminhamento muito bom agora, no início do mês de março e a gente quer fazer esse trabalho envolvendo a comunidade. Com certeza nós vamos conseguir entregar as escrituras que é o sonho do governador e também de comunidade de Vila Serrana”, disse Teles.
As escrituras da casa no bairro Vila Serrena I são uma demanda que se arrasta há mais de 30 anos. O mandato do vereador Andreson Ribeiro atuou para que o sonho se tornasse uma realidade para as famílias. “Tivemos uma Audiência Pública no dia 10 de dezembro e o entendimento da Urbis junto com o registrador, que o tabelião do Cartório de Imóveis, é no sentindo de agilizar o máximo, desburocratizando para que o mais rápido possível essa titulação chegue aos pais e mães das famílias daquela comunidade. Conferindo segurança política e tranquilidade a todos os moradores, cerca de 600 imóveis. (…) E “uma realização” de vários outros parceiros como o governador Jerônimo, o deputado federal Waldenor Pereira tem nos ajudado muito, o deputado estadual Fabrício, o deputado estadual Zé Raimundo e o deputado federal Daniel Almeida e toda comunidade representada hoje pelo professor Rivaldo Gusmão”, destacou Ribeiro.
Segundo o professor Rivaldo Gusmão, o momento é de muita alegria e expectativa para as famílias. “Eu acho que vai chegar em um bom momento, é o sonho de todos os moradores e nós só temos que comemorar. Estamos aguardando com ansiedade esse grande momento para nós moradores da Vila Serrana I”, disse Gusmão.
De acordo com o presidente da URBIS, as escrituras devem ser entregues no mês de abril. “Nós vamos ter uma nova reunião na próxima segunda-feira (4), e se tudo ocorrer bem, eu acho que em abril nós já podemos fazer um mutirão aqui com a essa comunidade”, confirmou Teles.
Veja a seguir a entrevista na íntegra: