Duas obras de grande relevância para os praticantes de esportes de Vitória da Conquista estão sendo depredadas antes mesmo de serem inauguradas. Na última quinta-feira (13), o Blog do Sena esteve no Campo da Ester, no bairro Patagônia, e a arena do Ginásio de Esportes Raul Ferraz, pichações, alambrados rasgados e sinais de depredação já podem ser vistos em ambos os espaços.
A reforma do campo da Ester, onde são realizados diversos babas, contou com um investimento de R$ 800 mil fruto de uma emenda parlamentar do deputado Fabrício Falcão (PCdoB). Foram colocados alambrado, arquibancada e iluminação. Contudo, as muretas já foram pichadas antes mesmo de a obra ser entregue.
Na Arena do Ginásio de Esportes Raul Ferraz, a placa onde consta o nome da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), executora da obra, foi pichada. Os alambrados foram quebrados e arrancados, sem que a população tivesse a oportunidade de desfrutar do equipamento reformado.
Infelizmente, o vandalismo contra equipamentos públicos têm sido uma constante em Vitória da Conquista. Dias após a inauguração da reforma da Praça Mármore Neto, no bairro Brasil, até mesmo a placa havia sido roubada. De um lado a população reclama que a Prefeitura não disponibiliza fiscalização para esses espaços, do outro a administração municipal cobra a colaboração dos munícipes na conservação dos equipamentos.