O curso de formação da Guarda Municipal está na reta final. No entanto, as aulas estão suspensas temporariamente. O motivo seria um surto de Covid-19 entre os alunos.
De acordo com as informações apuradas pelo Blog do Sena, falta aproximadamente uma semana para a conclusão do curso que teve início no mês de março deste ano. Mas, nesta quinta-feira (29), foi confirmado que nove alunos testaram positivo para Covid-19.
As salas onde as aulas são realizadas, na Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), estão sendo desinfectadas. Existe a informação de que a coordenação do curso está buscando, junto a prefeitura, testes rápidos para todos os alunos. Os alunos acometidos pelo vírus já estão em isolamento e receberam atendimento médico.
Esse é mais um capítulo da história conturbada da criação da Guarda Municipal em Vitória da Conquista, desde 2019, quando o então prefeito Herzem Gusmão (MDB), sancionou o projeto de lei Complementar 07, de 2019 que criava a Guarda Municipal. A estimativa era reaproveitar 350 agentes patrimoniais, após aprovação da Câmara de Vereadores.
Promessa de campanha do governo Herzem e herdada pela prefeita Sheila Lemos (DEM), a questão é que o projeto ainda não foi implantando. Existe também a questão da discussão de que a implantação da Guarda Municipal sem a realização de concurso público específico para o cargo é inconstitucional.
Desde que o curso de formação foi iniciado, vários agentes de segurança patrimoniais desistiram. Ao todo, juntando as desistências e aqueles que não aceitaram integrar a Guarda Municipal, 140 agentes patrimoniais estão remanescentes e com a função na prefeitura indefina, após o cargo ser extinto.
O Blog do Sena entrou em contato com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), mas até o fechamento desta reportagem, não obteve resposta sobre a suspensão das aulas da Guarda Municipal devido aos casos de Covid-19 confirmados em nove alunos.