Assim como o comércio, os bancos também vão funcionar em Vitória da Conquista nesta segunda-feira (16). A prefeitura transferiu o feriado de carnaval, em 16 de fevereiro, para esta data por conta da pandemia do coronavírus. O objetivo era desestimular viagens e festas para tentar frear a contaminação.
O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região informou que enviou correspondências aos bancos solicitando a confirmação do fechamento por conta do feriado, no entanto, a resposta foi pela manutenção do experiente.
Diante da negativa, o sindicato informou que os bancos serão alvos de medidas judiciais cobrando o pagamento de horas-extras por trabalho em dia não-útil, conforme prevê a legislação. Na segunda, os diretores do do órgão estarão acompanhando as atividades nas agências em caso de funcionamento.
Apesar da reivindicação dos bancários, o feriado foi desfrutado normalmente em fevereiro. À época, mesmo com a notícia de que alguns municípios cancelaram as festividades carnavalescas e suspenderam o ponto facultativo dos servidores públicos municipais, devido à pandemia, como foi o caso do Governo da Bahia, da Prefeitura de Salvador, da Prefeitura de Vitória da Conquista, e de outros municípios, o Banco Central do Brasil (Bacen) manteve suspenso o expediente na segunda e terça-feira de Carnaval e na Quarta-feira de Cinzas até 12h, como de costume.
. O acordo prevê folga para compensar o trabalho no feriado ou bonificação de horas extras.
Prefeitura suspendeu expediente
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista informou por meio de nota que não haverá expediente em suas repartições na segunda-feira em razão da transferência do feriado de carnaval, que seria no dia 16 de fevereiro.
A nota informou ainda que cabe aos dirigentes das secretarias e órgãos da Administração Pública Municipal elaborar e dar transparência à escala de trabalho para o atendimento dos serviços públicos essenciais, que não poderão sofrer descontinuidade. Agência Sertão