Na manhã desta quinta-feira (30), estudantes, professores e tralhadores ocuparam às ruas do Centro de Vitória da Conquista em protesto contra o bloqueio de recursos da educação, que afeta todas as etapas do ensino, promovidos pelo governo do então presidente Jair Bolsonaro (PSL). A manifestação, que também teve pautas municipais e estaduais, reuniu cerca de 3 mil pessoas.
A concentração do ato aconteceu em frente a prefeitura municipal. Na oportunidade, os manifestantes criticaram os frequentes fechamentos de escolas na zona rural e as deficiências do transporte escolar. O prefeito Herzem Gusmão (MDB) foi comparado a Bolsonaro.
À frente da mobilização, estavam também os docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Em greve há cerca de 50 dias, os professores reivindicam mais investimentos nas universidades estaduais, ajuste salarial, progressão de careira, entre outras pautas. Pelo segundo mês consecutivo, o governador Rui Costa decretou o corte de salário dos professores grevistas.
Confira trecho da manifestação: