O Conjunto Penal de Vitória da Conquista – Defensor Público Paulo Hortelio realizou, na manhã da última quarta-feira (23), a certificação do curso de Hortaliças promovido pelo PROCAP V.
O evento foi coordenado pelo setor de Pedagogia e de Terapia Ocupacional da unidade, que teve por objetivo certificar 21 detentos que receberam a capacitação em cultivo, plantio e manejo de hortaliças.
Os cursos profissionalizantes promovidos pelo CPVC, visam restabelecer a cidadania dos detentos por meio da oportunidade de diminuir a pena e garantir a profissionalização do presidiário, fortalecendo a política de ressocialização e promovendo a reintegração dos internos, além de prepará-los para o mercado de trabalho após o cumprimento da pena.
O Major Edmário Araujo, Diretor do Conjunto Penal, enfatizou a importância do curso. “A capacitação dessas pessoas privadas de liberdade, faz parte de um leque de oportunidades que o Estado disponibiliza para aqueles reeducandos que pretendem retornar ao convívio social de maneira plena, podendo através desse curso possuir oportunidade real de seguir a vida.”
Na contemplação do evento entidades como a Defensoria Pública, a OAB-Conquista, o Conselho Penal, puderam prestigiar este momento e reforçar a importância de cursos e capacitações para os internos.