O governador eleito Jerônimo Rodrigues confirmou nesta quinta-feira (29) o nome do delegado da Polícia Federal Marcelo Werner para a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Ele substitui a Ricardo Mandarino e ainda nesta quinta confirma os nomes de quem vai responder pela cúpula da pasta. Os anúncios estão sendo feitos no final desta tarde, na sede da transição, na Desenbahia.
Werner é natural de Salvador. Graduou-se em Direito pela Universidade Católica. Professor de técnicas operacionais da PF desde 2021, o próximo secretário da Segurança Pública foi chefe do Setor de Inteligência Policial (SIP) da Polícia Federal, chefe substituto da Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência Regional da PF na Bahia e chefe substituto da Delegacia de Polícia de Imigração (Delemig). Ao longo da carreira, foi também técnico judiciário do Tribunal de Justiça da Bahia
Jerônimo também revelou que o arquiteto e mestre em Planejamento Urbano e Regional André Pinho Joazeiro permanece à frente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), assim como o economista com Edelvino Góes, que prossegue à frente da Secretaria da Administração. Cláudio Peixoto foi efetivado na Seplan. Ele foi chefe de gabinete da pasta desde 2015 e 2019. Este ano, assumiu a secretária do Planejamento interinamente, respondendo cumulativamente pela chefia de gabinete.